segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desculpe, não te ouvi!


Já li em uma chamadinha que “amar é entrar no tempo do outro”, penso que, na verdade, ñ se entra só no tempo, mas sim na vida, quase em seu todo, pois quando se inicia um relacionamento, se assimila a pessoa, seus familiares, amigos e até mesmo sua ocupação.
A quase 7 meses namoro com uma garota linnnda, não somente na aparência, mas também em seu jeito de ser, de agir, no seu caráter. Nesta mesma linha entra sua ocupação, interprete de Libras á 16 anos e atualmente atua em uma instituição de ensino superior, acompanhando dois alunos com deficiência auditiva e inúmeros eventos necessitam de interprete em Libras, seja em empresas, igrejas, etc.
Em uma época em que tanto se fala em inclusão, eu não poderia deixar passar sem comentar essa atividade que é a inclusão personificada.
O interprete de Libras não somente interpreta as palavras, ditas pelo ser falante, passando para a Língua de Sinais para o deficiente auditivo, mas no momento em que interpreta, o interprete de Libras passa a ser a pessoa falante, nesse caso em específico, o profº ou profª que está em sala de aula. Muitas vezes tenho ouvido o relato dela (a namorada interprete de Libras), de como se sente ao interpretar certas pessoas. Algumas, com um prazer imenso, pois são pessoas de gabarito, que sabem o que dizem e com sabedoria. Outras, só por Deus e por obrigação mesmo, pois são pessoas descapaitadas para estarem em uma instituição de ensino. (Sorte que esse último ser é a minoria, para a alegria da interprete... RSS).
Fui a algumas reuniões onde a vi interpretar para alguns surdos. A intensidade dos gestos, da emoção passada, através dos gestos manuais e também das expressões faciais, é de fazer as emoções aflorarem. Nem preciso falar que fiquei de olhos marejados de lágrimas. (chorei mesmo... RSS). O desgaste físico e mental é imenso, pois o interprete ouve, assimila e gesticula. O grau de concentração é comparável com os controladores de vôo, nas torres de controle aéreo. Interpretar mais de uma hora e meia é quase desumano, devido a tal grau de concentração.
Também tenho tido a oportunidade de falar com alguns surdos que fazem leitura labial. É algo Surreal demais (perdendo para Salvador Dalli..), saber que aquela pessoa, de frente contigo, não escuta nada do que se pronuncia, ou barulhos ao seu redor, e mesmo assim te responde com um timbre de voz forçada, fanhosa até, devido ao fato de não escutar sua própria voz. (Experiência única e prazerosa).
Outra coisa que tenho visto, pois tenho auxiliado na confecção de um livro que a namorada está escrevendo sobre o universo da surdes é, como os surdos se organizaram para terem seus direitos e os fazerem valer nas instituições ou em qualquer lugar ou evento onde estejam. Local de trabalho e palestras também fazem parte desta lista. Sempre haverá um interprete junto a eles, para auxiliar a compreender o que está se passando ao seu redor.
A luta pela inclusão dos portadores de deficiência física deveria, obrigatoriamente, se espelhar na organização da comunidade surda, a nível mundial, pois é a que mais conseguiu resultados devido ao fato de estarem lutando por seus direitos, unidos como um só corpo, e não disperso.
Hoje APLAUDO DE PÉ esta profissional, Erelisa Vieira (Interprete de Libras), que escolhi para homenagear e representar a classe dos interpretes de Libras. Profissionais que emprestam seus corpos, na interpretação, para que outros, os surdos, possam ouvir em meio ao mais profundo silêncio e ter voz em um mundo de diferenças.

Se quisermos resultados diferentes, façamos coisas diferentes.

4 comentários:

  1. Olá, sou Ademir Oliveira e estou há 3 anos em contato com a Libras, realmente é algo dificultoso transmitir um mundo de sons para uma pessoa que nunca o experimentou - surdos congênitos - ou para uma que não teve tempo sufuciênte para criar uma memória auditiva - deficiêntes auditivos -, porém muito gratificante quando recebemos as formas singélas de reconhecimento.
    Nesses 3 anos, tive experiências agradáveis e outras não... pois tanto no mundo dos ouvintes quanto nos dos surdos, há pessoa boas e más... sofri muito preconceito, e por diversar vezes fui excluído, muitas vezes usado como um objeto, uma máquina de escutar e interpretar, teve episódios em que me vi disputado por dois grupos distintos de surdos, onde o interesse era que eu vivesse 24h em favor deles,sofri mas também aprendi que com essa atitudes deles a carência e necessidade de pessoas capacitadas para prestação de auxílio é grande, e que muitos não à encontram dentro de casa, por isso na primeira chance em que se deparam com um ouvinte, eles agarram e fazem tudo isso que citei.
    Hoje continuo com o trabalho em Libras e depois dos 3 semestres cursando Psicologia, obtive mais discernimento e entendimento sobre o universo do surdo, que é: ÚNICO, SIMPLES, DIFÍCIL - para alguns -, PERIGOSO - no caso das pessoas MÁS -, porém fascinante para aqueles que amam o ser humano indepedentemente de sua condição de vida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo e deixo-lhes também minha admiração.
    Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu amor....

    Pelo carinho... pelo compromisso de estar junto...

    Pelo esforço... e por tudo....

    e quando eu estiver ficando surda (rsss... velnhinha...)fale devagar... me ensine a te ouvir com os teus gestos, teu olhar e tua respiraçao...

    vida de namorado de intérprete nao é facil... rsss

    Ere

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha encontrado um blog sem querer e querer tanto seguí-lo como aconteceu com este!
    Edson, vim neste blog por causa de um post da Naty no blog Vestida de Renda e comecei a ler os posts procurando por um que fosse dela.
    Ainda não terminei e é bem provável que não termine pois meu horário de almoço já acabou e tenho que retornar ao trabalho.
    Quero dizer que é um bem-aventurado assim como sua namorada. Vou orar com prazer por vocês, pela vida de vocês!
    Libras:este é um dos meus projetos para esse ano, sabia?
    Que Deus os abençoe. Mande um beijo para a Naty e peça pra ela acessar meu blog. Quero conhecer muitas noivinhas de Brasília.
    Abraços,
    Paulinha
    http://alegriaemdetalhes.blogspot.com/

    ResponderExcluir