sábado, 10 de julho de 2010

UROLOGIA



Todos sabem que a vida não é fácil, mas a vida fica bem mais complicada quando se é um tetra, aí sim, tudo fica uma loucura total. Se ficarmos esperando acontecer em nossas vidas, tudo que almejamos, com toda certeza só vai cair chuva do céu ou algum pombo vai tentar batizar a cabeça do ser vivente esperançoso.
E é justamente nessa corrida desenfreada, para ter o meu lugar ao sol e um pouco mais de qualidade de vida, que resolvi fazer uma reabilitação básica, com direito a talas, terapia ocupacional, urologia... opa... é aqui, na urologia que se inicia meu martírio. Mas como um tratamento pode virar um martírio?
Tudo começa por este ser vivente aqui (yo mismo), não ter um plano de saúde básico, depender do S.U.S (vulgo I.N.S.S... Isso Nunca Satisfará Sonhos).
Passo no posto médico, apresento a requisição para uma ultrasonografia da minha bexiga (Até aqui foi ligeirinho o processo). A atendente do posto olha para mim e diz: “Pronto Edson, assim que houver uma vaga ligaremos para você”. 4 Meses Depoooois... (A minha sorte foi que me deixaram esperando em casa)... toca o telefone: “Olá Edson... já marcaram seu exame”! (Pensa em um cara na cor bege... isso mesmo, eu), pasmei com o tal... JÁ... da atendente)).
Chego no local do exame, 7 hrs da madrugada, gente saindo pelo ladrão, e cada vez chegando mais. Sempre rola algo bom nesses infortúnios todos, me deram prioridade no atendimento. Entro na sala, um Dr. De idade avançada, com sotaque argentino, passa o gel frio em minha barriga, sonda recém fechada, quase deu pití no homem: “Sua bexiga está vazia, pinça a sonda e espera meia hora”. Tento explicar que não suporto tudo isso, mas foi em vão. Para os médicos, paciente nunca sabe nada! Dez minutos depois, dou o alerta. Deito na maca e o exame é feito. O argentino admirado de como encheu rápido minha bexiga: “Isso no ecxiste!”...(e eu que não sei de nada... bahh).
Remarquei a consulta com o urologista para levar a ultrasonografia. O Dr. Pergunta quantas infecções tenho por mês, devido ao fato de usar sonda permanente. Resposta: “A anos não tenho infecção!”. Mas coooomo??? (Eles sempre se admiram... rss). Como, eu não sei ao certo, mas não rola infecção de bexiga em mim.
Desço para Joinville – SC, mais uma consulta com um urologista. Pergunta vai, resposta vem e o cara insiste em retirar minha sonda permanente para passar a usar a de alívio ou CAT pois, a regra ou cartilha da urologia é essa.
Tenho contato com muitos portadores de deficiência física. 100% deles fazem o CAT e 100% deles vivem com infecção na urinaria. Usam remédios e antibióticos constantemente. Que me desculpem os urologistas, mas se um paciente se adapta melhor a um acessório, no meu caso a sonda de demora ou permanente, porque mexer no que vem dando certo, só porque a cartilha da urologia assim o manda?
Não incentivo ninguém a fazer o mesmo ou alterar o tratamento que vêm tendo, mas ás vezes certas regras são quebradas, não por teimosia e sim devido ao ajuste de cada organismo.
Retirar a sonda permanente, para mim, demandaria em ser assistido por mais pessoas pois, não consigo fazê-lo sem auxílio. Passar a usar fraudas para poder sair de casa com mais tranquilidade, sem fazer o CAT... impecílios pelos quais, todos que utilizam esse sistema, passam.
Logo vai rolar uma pequena intervenção cirúrgica em mim, para retirada de cálculos de minha bexiga, nada sério, mas necessário! Espero voltar logo, para contar os bastidores desse plantão médico para vocês! Saudades de todos... até mais!

2 comentários:

  1. Oiii ED!!!! hehe
    Nossa urologia, sempre é um área complicadinha para nós defcientes, imagina pra um tetra... Gostei da saga.. srsrsr Espero os bastidores!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Naty, vocÇe deixou um comentário lá no meu blog, manda um email para camillalgc@gmail.com para conversarmos melhor, vou tentar te ajudar.
    O blog é ótimo já virei seguidora :*

    Edson saúde e boa cirurgia

    ResponderExcluir