terça-feira, 9 de novembro de 2010

Será um desabafo ou uma ajuda pro TCC dela? rssss


Valéria {TCC ...} diz (20:42):
uai .. Taum fala sobre como foi o processo pra vc conseguir o emprego ..
as dificuldades que vc enfrenta por ser Def.. (se elas existem)
oq vc acha que te atrapalha ..
Se vc concorda com a politica de cotas ...
se vc acha que é descriminado por ser Def, em relação a sua carreira .. coisas assim !

Entao vamos lá ne?rss ...
Mas primeiro quero dizer Eu te amo! BEstFriend!!!

O Processo de contratação:

Participei de uma seleçao com 75 PPDS, destes 25 seriam contratados, foi uma seleçao normal, processo todo, provas, etc, porém o contrato inicial para os que fossem contratados, seria de 4hrs diaria, sendo totalmente voltada para cursos especificos para qualificaçao.

Foram 8 meses de cursos, alguns na area de Tecnologia, Etica, Marketing Pessoal, comportamento, entre outros...

As dificuldades...

Foi dificil, eu nao gostava de andar de onibus, nem pra ir no supermercado, só ia de carro pra todo lado, de carona e tal com amigos, imagina? Dpois que fui contratado, tive q andar meio q "na marra" de onibus e como nao estava acostumado a andar de onibus convenci um amigo a ir comigo ao curso toda tarde, eu pagava a passagem pra ele, era 4 passagens por dia rss , ele ia comigo até o curso, e voltava pra casa dele e a noite ele ia me buscar na porta da escola, fiquei quase 1 mes assim, até que vi que poderia ir e vir sozinho.

Ir e vir sozinhoo... (A conquista)

Os cobradores, motoristas, já me conheciam, fiz amizades, o pessoal ajudava de boa, e na rua, eu me virava bem pro lado da cidade, o complicaçao mesmo era aqui no bairro, periferia voce sabe ne? acessibilidade zero, mas aí arrumaram a calçada do ponto onde descia toda noite, e finalmente conseguia ir e vir sem precisar de algum amigo me esperando descer no ponto de onibus pra voltar pra casa, foram 8 meses assim (uma luuuta), mas uma conquista imensa pra quem nao andava nunca "sozinho"...

Sobre Atrapalhar..

As oportunidades para cadeirantes sao escassas,
apesar da enorme quantidade de vagas disponiveis para portadores de deficiencia hoje há muito pouca oportunidade para cadeirantes, tudo isso puramente por conta da falta de acessibilidade nas empresas, um exemplo, eu como dependo de cliente com acessibilidade pra me "alocar" se perco meu cliente hoje, fico um bom tempo em casa há espera de outro cliente com acessibilidade pra que eu possa retornar as atividades dentro da empresa...

Sobre a politica de cotas...

Acho a politica de cotas muito válida, resumindo, apesar de o deficiente,
sair das custas do governo (Beneficio INSS) o gov. e o proprio def. só tem a ganhar com tudo isso,
O portador de deficiente com essa "nova" oportunidade deixa de ficar acomodado pra tentar lutar igualmente como todo mundo, possibilidades até de poder crescer com tudo isso, a lei é sim muito válida pra gente =) sem contar que cabeça vazia vc sabe ne? entao, sao inumeros os beneficios, ao se conseguir tirar um def. de casa pra que ele produza, trabalhe assim como todo mundo.

O ponto negativo...
Quando o deficiente deixa de "ficar a toa" e começa a trabalhar, ele deixa de receber o auxilio do INSS por ser portador de def.
Acho injusto isso, pq vc produz sim, mas a def. continua com voce, é bem verdade tambpem que uma pessoa normal, tem muito menos dificuldades para ir ao trabalho todos os dias, entao pq tirar esse auxilio do def. puramente por querer produzir?

Colocando na ponta da caneta isso em numeros R$$$$, seria mais ou menos assim afinal, nao dizem que todas as leis criadas pelo governo, visam primeiramente favorecer a eles mesmo, to certo? entao, vamos brincar de fazer continhas rss..

Calculando...

Def. que nao trabalha é = 1 salario minimo a mais na folha de pagamento do INSS + Deficiente nao tem convenio, entao ficou doente? vai pra porta dos hospitais publicos, gastar com medicos, remedios etc.. isso é caro :P TOTAL = mto $$$ (negativo) pra eles (Governo)


Def. que trabaLHA = (Ex: EU) INSS descontado por mês + 193,36 pra eles + Def. possui convenio = -1 (menos um) nas portas dos hospitais publicos pedindo remedios, consultas, gastando o que eles nao dão pra saude TOTAL $$$$ money (positivo) pra eles (Governo)

Mas aí voce vai me dizer, "Ah, mas eles perdem (governo) pq as empresas economizam quando cumprem a lei de cotas!". Amigo, eles nunca jogam pra perder, me diz voce quantas empresas conseguem cumprir esta lei? uma ou duas, e olhe lá...

Resumindo A Lei do tal Governo esperto: Nao cumpriu a lei de cotas p/ def.? paga multa + $$$money$$$ (positivo) pra eles, ( O governo)...

Sou mto critico a esta lei de cotas, apesar de achar que foi um ganho significativo por nos favorecer mas, é injusto conosco, com as empresas, novamente só o governo ganha com tudo isso..

Sobre a carreira...

Trabalho a 3 anos numa multinacional americana, entrei ganhando 500,00 hoje ganho quase 2.000, é pouco, mas pra quem vivia a toa e as custas do governo, acho que estou bem melhor de vida =) até hoje nao fui promovido, apenas ganho de responsabilidade e alteraçao no salario por conta disso, infelizmente por motivos de saude que me prejudicou e me dxou afastado por quase 10 meses a tal promoçao real nao chegou, mas, nada melhor do que voltar a ativa, manter a cabeça funcionando, produzindo, a gente se sente util, mais forte, e quase nao vemos mais as dificuldades, seguimos a rotina como todo mundo, apenas com algumas particularidades.

Eu sou prova disso, vejo que as empresas fazem de tudo pra conseguir contratar um portador de def. contratam, dao cursos, gastam pra manter o def. dentro da empresa, mas infelizmente tem muitas que contratam e os deixam em casa ociosos, puramente pra ser + 1 na folha de pagtos, mas isso é uma outra historia...

A verdade é q a lei criaram pra ganhar mais um bolo de $$$ com as empresas que nao cumprem a lei de cotas, mas suporte que é bom nada, eu nunca vi o gov. vir me ajudar com alguma coisa por ter voltado a trabalhar. Apenas fui mais um que saiu da folha de pagamento do INSS e começou a lutar...

Mas e a empresa? muito menos recebe suporte do governo, é tudo a empresa que faz, contrata, qualifica, se adapta, qualifica pessoas para lidar com tipos diversos de deficiencia, a empresa sim, só ela me dá suporte, mas quando saio do escritorio, vejo o que todo mundo vê, as pessoas se f... dentro de onibus lotado, sem um pingo de respeito, ônibus adaptados? Quase nao os vejo, e os que vejo nao consigo entrar de tanta gente. a lei foi criada pra favorecer mais a caixa deles, afinal pq será que todo mundo quer ser servidor publico? é grana que nunca acaba e nem vai acabar, nós gastamos toda hora, consequentemente eles ganham toda hora tbm (Não aguento ver o impostômetro que me revolto)...

Sobre a promoçao...
Eu creio que um dia eu serei promovido, vou tentar, caso nao consiga, vou procurar por "novos Desafios S/A" afinal apesar da def. eu tenho competência e apesar de tudo, graças a tal lei de cotas, tenho sim oportunidades para isso.

Foto: Eu na empresa...
Garota do TCC: Váleria Reis (Mais conhecida como Zóiuda) =]

11 comentários:

  1. É ai que vemos o quanto o Governo precisa mudar né, dar mais acessibilidade aos deficientes! E acho maravilhoso a sua luta Dri, incentivo a qualquer um, principalmente a quem não é deficiente!

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com vc ,nao deveriam cortar a miséria q nos é sedida por sermos portadores de deficiencia.afinal de conta custa caro sermos assim tudo é tao caro,cadeiras,orteses e medicações entre outras coisas.mais parabens pela luta Dri e vc vai sim ser promovido pq vc merece e é competente

    ResponderExcluir
  3. Lutar ...Lutar e lutar já é rotina dos deficientes... É papel dos governantes nos da possibilidades reais para o mercado de trabalho...Deixa que competência temos para permanecer nele...Parabéns Dri...

    ResponderExcluir
  4. EM PRIMEIRO LUGAR ADMIRO MUITO VC ADRIANO POR TER CERTAS LIMITAÇÕES E MESMO ASSIM CONQUISTAR SEU ESPAÇO...
    O GOVERNO MEU QUERIDO É O "GOVERNO", SEM COMENTÁRIOS...
    E VC COM CERTEZA VAI LONGE E PODE ACREDITAR QUE UM DIA VC Ñ VAI TR SÓ UMA SIMPLES PROMOÇÃO E SIM ALGO MUITO MELHOR
    E É O QUE EU TE DESEJO DE CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. aaa dry então...
    só vim te dar os parabéns,continuem sempre assim com esses textos que são exemplos de vida. Sua determinação me envolve.lendo-os sinto-me motivada a nunca desistir perante nenhuma barreira que a vida possa vir a oferecer.Os meus sonhos vibram intensamente dentro de mim e se tornam mais reais e próximos.Hoje a criatividade faltou-me srsrrsrs mas espero que no próximo texto ela volte e eu possa dissertar sobre o tema.desculpa viu...então PARABÉNS. de sua amiga que te ama muitoo Bruna Dias.

    ResponderExcluir
  7. Vc é um referencial pra mim ... superou um estereótipo de "deficiente tem que ficar em casa" e colocou a cara no mundo.. Conseguiu demonstrar me contando sua história tudo que há 1 ano eu venho tentando mostrar para as pessoas através do meu TCC .. É muito fácil olhar só o lado dos Def's, ou só o lado empresa, mas ter uma visão global e realista de tudo como vc tem é pra pessoas que tem o verbo VENCER presente na vida...Como vc tem...É o dom de encarar o mundo e através do que descobre, acrescentar á vida! .. Um dia eu chego no nivel de vida que vc tem chegado, um nivel de superação que deve ser exemplo pra qualquer um! .. Me orgulho de vc, pra mim é uma honra ser sua amiga (por TUDO que vc é).. Te Amo muito Biscoito.. Obrigada pela ajuda!

    "Zóiuda"

    ResponderExcluir
  8. Deficiência e aquela na qual o ser humano se faz de diferente para não encarar o mundo de frente... este sim para mim SÃO DEFICIENTES.
    Eu trabalhei com o Adri (garotinho da foto) e sempre foi um profissional competente e interessado no trabalho, seja qual fosse a demanda passada.
    Também já trabalhei com o Sandro (outro caderante) que sempre encarou as dificuldades do trabalho e quando pensou em "pular do barco" mostrei outros lado que deveria olhar, hoje está bem e satisfeito nas suas atribuições em teste. E antes de sair treinou o Gilmar, outro caderante tão comprometido com o trabalho que nos dias da minha folga tive total confiança que ele daria conta... e deu :)
    Há uns 8 anos trabalhei com dois deficientes visuais... Serginho e Zé duas pessoas que me mostraram "olhar" a vida de outras formas...
    Enfim, estes "meninos" tem muito que ensinar para todos nós que nos dizemos "sem deficiência"...rs
    Beijos Dri e SUCESSO sempre
    Claudia Moreira

    ResponderExcluir
  9. O governo não tem que ser Assistencialista, tem sim que mudar o histórico da pessoa com deficiencia e dar oportunidade de educação, tem que pagar a divida histórica que tem conosco, pelos tantos anos em que passamos escondidos, trancafiados dentro de casa, por falta de acessibilidade, de informação correta para as pessoas e de um preconceito que vigorou fortemente até um tempo atrás.
    Temos que mudar de vez esse estigma de que ter um deficiente numa empresa é uma obrigação, um cumprimento social de uma lei que muitas vezes não funciona e passarmos a ser enxergados somente como profissionais competentes, que estamos alí como qualquer outra pessoa, por mérito e capacidade, pq nós temos, não é uma cadeira de rodas, muletas ou protése, que nos torna menos dignos de oportunidades que os ditos "normais" tem.
    E que é direito de todos os cidadãos, que como disse o Dri,tbm pagamos nossos impostos, somos consumidores etc...
    Se hoje as empresas tem que preparar profissionais pra nos receber, foi pela falta da politica de valorização real da pessoa com deficiencia. Então que cada vez mais pessoas como Adriano e tantas outras, lutem para mudar essa história, estudando e aperfeiçoando os conhecimentos, só assim teremos uma sociedade inclusiva de fato.

    Beijos Dri
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, essa Camila é um poço de Inteligência!!!! lindaaaa! ... poxa , to bem feliz, varias pessoas comentando, até minha RH Claudiaaaa, saudade =) ..

    ResponderExcluir
  11. Oi Dri!

    Ficou bem bacana o post, parabéns! Muito explicativo, e me fez refletir sobre essa questão dos valores $$$ e das cotas...
    Eu sempre tive uma visão meio negativa das cotas... achava que reforçava o preconceito, como se não tivesse outra via de uma pessoa com deficiência ser contratada se não fosse por meio de uma cota obrigatória, sabe? Mas entendi o seu lado, realmente, acho que nesse período de transição, é interessante existirem as cotas... pq assim os empregadores, e o próprio governo tem q, obrigatoriamente, ir notando que as PcD existem, tem necessidades, precisam da calçada consertada, precisam do transporte público adaptado, precisam de uma oportunidade de mostrar sua competência... muito legal mesmo, Dri... gostei!

    Ps: A Váh arrasa muito na escrita, né? amei o comentário dela... falou bonito! :)

    Um beijo!
    Ps2: Dívida parcialmente paga ;)

    ResponderExcluir