sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Medo


Quando me vi nessa situação (não gosto dessa expressão) “um aleijado” depois do acidente, me perguntei bastante: como vou fazer pra fazer isso? E pra fazer aquilo? Como eu, um garoto cheio de vida, bagunceiro até demais, conseguiria suportar viver sem o futebol, sem os rolês com a galera, os namoricos... meu Deus! E o medo de enfrentar tudo? Poxa. Vou ter que sentar numa cadeira de rodas pro resto da minha vida? Aff!! Me devolve minhas pernas!!! (risos) ...

Lembro que depois de quase um mês internado, recebi a alta médica e voltei pra casa...
Fui levado de ambulância para casa. Me colocaram na minha cama, da qual por muito tempo eu não me levantaria dela. É, aquela cama que eu mal deitava pra dormir, pois não suportava ficar muito tempo parado, “coisas de moleque” (risos²), como que em um castigo eu viria a casar com ela. Dormir, acordar, permanecer nela 24 horas por dia. Totalmente dependente, eu não conseguia nem me virar de lado na cama, poxa!! Logo eu que adorava dormir de bruços e encolhido, agora pra me virar na cama preciso de ajuda? Foram muitos dias e noites de desconforto, tudo que você pensar ao ler de sofrimento, sinta-se livre para multiplicar por algumas dezenas de vezes.

Lembro também que a minha primeira reação ou atitude sei lá, foi quando minha “namoradinha” foi me visitar em casa (no hospital eu não deixei ninguém me visitar :P). Eu estava revoltado, tudo aquilo era pesado demais para mim, mesmo com o apoio da namorada, mil carinhos da parte dela que estaria ao meu lado até o fim blá blá blá... mesmo assim a minha decisão foi de terminar o namoro. Ela não aceitava o fim, dizia que me amava, que eu precisaria mais ainda da ajuda dela naquele momento. Pra que ela foi dizer aquilo? Ajuda? Aff!! Não sei como explicar, mas depois de muitos anos, vi alguns casos parecidos como o que houve comigo, essa reação de “terminar o namoro” após uma Lesão Medular.
Acho que isso se dá por conta da revolta da pessoa, imagina? ... A gente se sente incapaz de tudo, como vou fazer ela feliz? A gente não vai mais dançar!!! E o sexo? Affff, mil coisas vêm à mente, não há amor que resista a isso na nossa cabeça e, pra piorar, se a pessoa disser palavras de sentido como “ajuda” num momento como esse, é o mesmo que jogar uma bomba na discussão, pelo menos comigo foi assim :P. É claro que não é bem assim, com o tempo as coisas mudam, a cabeça da gente vai mudando, vamos nos adaptando a certas coisas, conhecendo nosso corpo, nos habituando a fazer as coisas de maneira diferente, a troca de informação entre pessoas com a mesma def. é muito importante também. A gente vê que aquele bicho de 7 cabeças não tem 7 e sim 1, ou talvez 2 por causa da cadeira kkk. Ou seja: não é tão difícil assim.

De certa forma, o que vale é a gente seguir lutando e querendo vencer, porque para se conseguir ou conquistar alguma coisa a pessoa precisa “querer”, então lute, persista. Caso não possa empurrar a cadeira, descole alguém pra empurrar pra você. Você verá que existe um mundo lá fora pronto para te abraçar. Conheça pessoas, tente alguns flertes, faça amizades, conheça novas histórias, procure por casos parecidos que, diante disso tudo, a revolta passa, o medo de experimentar coisas novas também vai embora e a gente acaba tirando o atraso. =)

15 comentários:

  1. Dri meu querido, você só tinha duas escolhas se entregar e ser um “sofredor” para sempre ou arregaçar as mangas e partir para a luta. Ainda bem que você fez a escolha de ser feliz e compartilhar a sua vida conosco. Você escreve muito bem, Parabéns!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Diante do desconhecido o homem sempre agiu por instinto. Hj ainda é assim! O medo, a ignorância, a incertesa sempre darão vazão às atitudes impensadas, ou às mais frias e calculistas.
    Fomos criados para sermos sábios, ñ inteligentes. O inteligente erra, erra para acertar. O sábio aprende com o erro dos inteligentes!
    Que tenhamos dias para que nossos corações cheguem a serem sábios!
    Parabéns, está cada dia melhor esse escritero de varanda!

    ResponderExcluir
  3. Ai Dri, cada vez que entro aki, conheço mais um pedaço da sua historia, e mais uma vez me emociono, pelo fato de vc aprender com os erros e os acertos tbm, eh dificil claro. Do mesmo modo que um filho não vem com bula para sabermos o que vai acontecer, quando uma pessoa eh ou fica "deficiente", não vem uma bula junto para falar o que vai acontecer ou como vai ser...então seja sempre esse menino lutador que eu me orgulho tanto...bjos

    ResponderExcluir
  4. Dri adorei tudo q vc escreveu,todos nós já passamos por momentos assim,mas ainda bem que tiramos força não sei da onde pra continuar lutando!!Essa é a vida!!Adorei amigo ter lido esse desabafo!bj

    ResponderExcluir
  5. Bom eu não passei por isso pois nunca andei, mais imagino como deve ser difícil passar por todas essas mudanças, e admiro muito quem passa por tudo isso, da a volta por cima e segue a vida, vc é um guereiro. E mudando de assunto, ja pensou em escrever um livro? rs, eu compraria.. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri, obrigada pelo seu texto, tenhas a certeza que algo mudou em mim... E pra melhor... Me ajudou a olhar melhor para dentro de mim e tomar algumas decisões que há muito precisava... Gde beijo

    ResponderExcluir
  7. Dié, parabéns pela iniciativa, sinceridade, conteúdo e simplicidade com que expressa seus pensamentos e clareia pra nós um pouco mais sobre algumas eventuais sombras que mistificam e distanciam as relações entre as pessoas,inclusive consigo mesmas.Fico feliz e surpreso ao perceber que todas as tentativas de extrair algum comentário mais longo,intimista e que viesse a me trazer alguma grande lição de vida, agora, através desse espaço, pude concretizar.Espero que não seja o único post nessa linha, e acabei até criando um blog pra poder desenvolver e divulgar ações como essa, nobre e gratificante.Conto com sua presença e a de todos os quer vislumbrem um mundo mais pleno em conteúdo,em conhecimento e sabedoria.

    Fraternos abraços,

    Raoni Costa

    ResponderExcluir
  8. Realmente, diante a circuntâncias adversas sempre pensamos em desistir, mas a esperança é eterna quando confiamos e a entregamos a Cristo tdo aquilo que necessitamos (Sl 37:5)!

    ResponderExcluir
  9. o meu amor... estou passando por essa fase de "aceitação" e entendo muito bem oq vc dise nesse texto.. vc eh um exemplo, inspiração.. AdoOro vc!

    ResponderExcluir
  10. Olha você está escrevendo cada vez melhor meu amigo, adorei seu texto, fiquei muito emocionada lendo ele, sei que com esse texo você pode ajudar muitas pessoas, espero que continue.
    beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  11. Dri
    ameiii sua historia
    tai uma lição de vida para todos
    as vesses achamos q nosso poblema é terrivel, i q ñ vamos superar,q as pessoas ñ vão nos aceita do jeito q somos etc i tal,
    mas Deus nos ama do jeito q somos, temos q nos aceita primeiramente para depois queremos issu dos outros.
    pra te falar a verdade ate um certo tempo eu era meia preconceituosa comigu msm, tinha vergonha d fazer as coisas pq ñ conseguia fazer igual as outras pessoas, essas coisas
    mas Deus sempre sabi uq faz, colocou amigos maravilhosos em minha vida, q mi aceitam do jeito q sou, i mi mostaram q tbm sou capaz igual a eles, me mostaram a vida d um modo diferente, hj já não sinto vergonha d fazer as coisas do meu jeito, mi sinto orgulhosa realizada, pois consigu fazer tudo como qualqer um, do meu jeito + consigu mi sinto unica rs xd

    é issu Dri
    me sinto mtoo orgulhosa por ter um amigo como vc!!

    ResponderExcluir
  12. Dié, ta livre dessa aula, aprendi a postar foto.Bom,falta catar seus amigos e colaboradores pra não postar só pra mim mesmo,rsrsr!

    A todos do Varandas, deixo abertas as portas do meu singelo e despretensioso espaço:

    http://osentidoeocaminho.blogspot.com

    Abraços fraternos e, uma vez mais, parabéns pela ótima obra,Dié e colaboradores.

    Fraternalmente,

    R!

    ResponderExcluir
  13. Dri, vc é o caraaaa! rs Já são quase 1h da manhã, e estou viciada aqui, lendo a sua história! Parabéns pela escrita tão envolvente e mais do que isso, por ter escolhido a vida!
    "'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês' diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'" Jr29:11
    Beijo, estarei sempre por aqui!
    Paulinha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri, texto ótimo, essas situações devem ser dificeis mesmo, eu já comecei minha história de entender e aceitar desde o nascimento, então...Mas, já tive épocas em que as coisas ficaram mais dificeis, devido ao meu tipo de paralisia e por "n" vezes mandei o namoradinho passear rs, hoje estou mais calejada, a idade e a vida juntas, ensinam!!!Mas vc é um guerreiro vitorioso!!!Beijos

    ResponderExcluir
  15. 'Como expressar a vc o meu sentimento de vitória por vc, conhecer vc Drí foi maravilhoso, ainda bem que vc não ficou pra sempre preso a essas paranoias que o acidente trouce no começo dessa nova jornada, Obrigada por compartilhar conosco esses momentos. Tenha certeza que levo cada palavra sua com muiton carinho e aprendizado tambem meu lindo. Te adoro Drí.

    ResponderExcluir