quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pensando na tal da "deficiência"...


A deficiência, de certa forma, aos olhos dos que nunca tiveram contato com pessoas ditas “especiais”, causa um certo ar de compaixão, de tristeza, como se ali só coubesse sofrimento... será assim mesmo?

Como deficiente que sou, sei bem, até quando me refiro a mim mesmo, ao falar das coisas que podia fazer antes da lesão medular e que não posso mais fazer agora, como andar, por exemplo, deixa mesmo um certo ar de “por que tem que ser assim?”.

Mas isso não quer dizer que em mim só se há lamúrias e lamentações, pelo contrário, quando me levanto todos os dias , me jogando para fora da cama, pegando com os braços, as pernas e levando-as até o chão para subir pra cadeira, e só depois fazer como é de praxe para todo mundo, lavar o rosto, escovar os dentes, preparar meu café , tomar meu banho, eu me vejo sim, com aquela “tal” normalidade. Esse é o meu jeito de levantar, esse é meu jeito de fazer as coisas, não vejo problema nisso. Sou feliz por estar ali, podendo mais um dia me levantar e dar graças a Deus pelo meu novo amanhecer, da minha maneira, na minha normalidade.

O fato é que quando nós deficientes nos esbarramos pensando na tal da deficiência, pensamos no quanto gostaríamos que as demais pessoas, aquelas que não conhecem esse “mundo”, vissem nossa rotina, nossos hábitos e necessidades de maneira mais natural e não pejorativa.

Acho que devemos sim, ao nos depararmos com pessoas que têm suas lutas, dentro ou fora da normalidade (já que o normal para as pessoas é estar aparentemente bem “fisicamente” ou até mesmo com um sorriso fingido no rosto) devemos vê-las olhando pelo lado da superação, da força, da garra por estar ali lutando. Isso sim acrescenta. Isso sim reforça nossa luta e nos devolve algo de bom como pessoa.

A tal da deficiência que eu adquiri, ou que se instalou no meu corpo, ela existe, mas eu me adaptei às novas situações. Hoje faço parte dessa normalidade que me segue todos os dias. Me sinto bem ou mal, mas esse sentimento nada ter a ver com a deficiência, são apenas as coisas da vida. Passamos por altos e baixos, mas isso acontece com todo mundo, não é mesmo?

Então é essa minha normalidade, que me faz conhecer este mundo de diferenças, no qual cabem tudo e todos. É preciso ampliar seus conhecimento e não deixar se levar pelas aparências, pois elas nos cegam, e dentro de você, com seu padrão de normalidade, quando se deparar com pessoas “diferentes” (e você é uma delas), tente pensar que estamos ali pra viver, cada um à sua maneira, cada um com sua peculiaridade, cada um com a sua normalidade.. E viva as difereas!

16 comentários:

  1. Um dos principais defeitos do ser humano é colocar um padrão, um rótulo ou etiqueta em tudo. Devemos ser esbeltos, corpos sarados, manequim tal, roupa da gife ou na cor da moda... e por aí segue.
    Até qdo seremos desrespeitados, desvalorizados, humilhados pelo fato de termos ficado fora desse padrão? Até qdo nos será negado o direito à essa tal felicidade? Somos desejados? Somos! Sabemos conquistar? Sabemos! Damos a cara a tapa, ao nos expormos e ousamos admitir que amamos. Como seria o discurso deles se estivessem em nosso lugar? Suportariam isso?
    Parabéns Dri... ótimo post... Abraço

    ResponderExcluir
  2. Você postou exatamente sobre o que eu precisava ler ..!
    Não podia ser dito de forma melhor .. "cada um com sua normalidade" .. Somos especiais por sermos humanos e termos nossas diferenças que nos tornam unicos, o que é especial em nossas vidas a mais ás vezes que outra pessoa, é a necessidade em alguns casos, que é uma necessidade especial, que precisa de mais atenção !
    Por isso me orgulho de vc .. e fico muito feliz por ser sua amiga .. vc é meu exemplo !!
    Amol

    Váh

    ResponderExcluir
  3. Onde eu assino? hahaha
    É exatamente isso, os padrões de beleza que a sociedade impõe é que são deturpados, onde já se viu mulher anoréxica ser Linda, isso é ser normal e aquilo é ser chocante? Você vai rir de mim, mas eu fui como João Lucas assistir o Mistério de Feiurinha, a Princesa (Sasha) tem esse nome Feiurinha porque foi criada por Bruxas Más que tinham o nariz enorme e repleto de verrugas, com os dentes estragados, etc como as típicas bruxas de contos de fadas, mas a feiurinha era uma princesa boa com um lindo rosto, mas como ela era fora dos padrões de beleza das bruxas, ela se achava horrível e chorava por ter o rosto lisinho.
    É assim, os homens criam padrões de beleza, de vida, totalmente fora da realidade da maioria da população e a ignorância faz o povo aceitar tal recomendação. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. Poxa Dri esse post foi um dos melhores que vc escreveu e eu li ate hj, muito bom mesmo.
    E acima de tudo verdadeiro, uma verdade é o fato de que somos todos diferentes independente de deficiênncias físicas ou não, cada um tem um "q" que diferencia-o dos demais!
    Adorei e concordo com vc em numero, gênero e grau, quer saber eu tenho dito muito ultimamente que ñ consigo me ver sem minha "Deficiência", pois é assim que eu sou "normal", beijos, te adoro, estimo e admiro!

    ResponderExcluir
  5. Bom esse post é tudo o que as pessoas do Mundo inteiro precisavam ler.Pois quem sabe assim eles não nos tratariam como coitados ou tadinhos pq fazemos as coisas em cadeiras de rodas ou pq temos limites pra determinadas coisas.Pois piedade é tudo q não precisamos, queremos sim respeito pois fazemos td da nossa maneira da forma q nos é cabivél.Alias todos fazem suas atividades da maneira q tem pra fazer seja ela com ou sem cadeira ...

    ResponderExcluir
  6. tenho acompanhado as prosas por aqui... mas costumo só espiar... hoje vou comentar...

    Dri...
    parabens pelo post.. e parabens a todos que participam dessa varanda...

    sobre hoje e a tal normalidade... de carteirinha... pra mim a normalidade é a diferença....

    nao ha como nao perceber isso basta olhar... talvez a maioria das pessoas não perceba o quanto é normal ser diferente... mas eu as vezes paro em alguma janela... ou dentro de um onibus ou até mesmo na rua... pra olhar rostos... jeitos... formas... e cada tipo interessante passa que me faz sentir unica...rsss

    eu tenho a pessima mania... de muito rapidamente me desvalorizar... mas só o fato de eu saber que em 6 bilhoes de pessoas so ha eu do jeito que sou.. é motivo de sorrir...

    querido... voce é unico e te admiro... pela tua normalidade... em viver....risos...

    chega desse lance de feio e bonito... vamos ser unicos

    abraço
    Ere

    ResponderExcluir
  7. Driii, tah cada dia melhor! Arrasando, viu?! Vc resumiu o q muita gente precisa ouvir... Parabéns pelo post e meu blog tah saindo do forno! Acessem... Beijoo!

    ResponderExcluir
  8. Dri,

    Que incrível essa noite não conseguia dormir e estava justamnete pensando o que é "PADRÃO NORMALIDADE", já que somos todos "GRAÇAS A DEUS" diferentes. Nem irmãos gemeos univitelinos são idênticos.
    O que me ocorreu é que não existe o perfeito ou imperfeito o que existe é o que vc colocou o "diferente".
    Se Deus nos fez assim é para convivermos e aprendermos todos os dias a vivermos com as nossas "diferenças" (sejam elas quais forem, visíveis ou invisíveis)e ensinarmos aos outros como queremos, gostamos e merecemos ser tratados.
    Esse é o MUNDO DOS NOSSOS SONHOS e vamos chegar lá!!!!

    Bjs Dri e continue esse guerreiro, pois vc faz a diferença!!!
    Maiuci (Vó do Janjão)

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri!Adorei seu texto!Acho que não é só no caso de pessoas que tem alguma deficiencia que as pessoas são indiferentes meu amigo.Eu tbem ,por ser separada ,ter filhos tbem passo por mals bocados.Mtas pessoas costumam avaliar as outras sem mesmo saber como ,o que essa pessoa passa,vão fazendo avaliações por conta própria e espalhando essas ...
    Ninguem está pedindo para ser tratado como caso especial,mas que olhem não como se usassem um óculos de sol,olhem o que realmente vêem e as dificuldades existentes,olhar com carinho,pq muitas vezes não nos enxergam mas gostam de comentar!

    Beijão e tudo de bom para vc amigo
    Cristiane Ura

    ResponderExcluir
  10. É verdade concordo com tudo isso, caramba Adriano vc está fazendo posts cada vez mais interessantes, parabéns. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Dri adorei seu texto!!!Consigo perfeitamente me incluir nesse mundo que vc descreveu tão bem...Parabéns!!!Bjão amigo!!!Luciana

    ResponderExcluir
  12. Mto legal o post, Dri... vc falou tudo!
    Tem um autor q gosto mto q diz q toda doença tem um potencial criativo, q faz com q a pessoa experimente situações de superação q nunca seriam imaginadas possíveis na ausência da doença. Vc é essa pessoa pra mim, Dri. Me encanta mto ver como vc recontruiu seu cotidiano, sua vida, e como vc consegue ter uma vida absolutamente normal, apesar da lesão. Parabéns de novo, e sempre, vc sabe q serei sempre sua fã, né?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oie, sabe vc soube traduzir exatamente o que muitos de nós tentamos dizer...Na verdade não somos deficientes...Deficiencia é muito mais q não poder andar,ou não ter um membro,somos mais eficientes que o normal...extraimos força de onde jamais acreditariamos existir.Nossa luta é mais árdua,mas digo que nossas conquistas são mais valorizadas e nossas vitórias tem mais sabor...Bjo!!

    ResponderExcluir
  14. Mt bem colocado as suas ideias.. d uma certa forma ou d outra.. todos keremos fazer parte da parte normal da sociedade.. e desejando tanto algo irreal.. não tomamos consciência da inexistência dessa normalidade.. ou melhor.. o normal eh ser único.. o normal eh não ser padronizado.. parabens dri Bjao ;)

    ResponderExcluir
  15. É realmete tudo isso é verdade Adriano, temos que ver por outro lado além da deficiencia que se instalou no corpo de alguem, é a vida ! vida é assim ! Sorte é por estar vivo e todos os dias suspirar mais um folêgo de vida que Deus dá para nós !
    Gostei muito, até fiquei emocionada ! isso tbm nem serve para os deficientes pensarem melhor, e sim para aqueles que é cheio de saúde e nem dão valor =/ infelismente isso existe ! E muitas das vezes uma palavra de uma pessoa que sofre com a deficiência, mexe com o que pessoa muita das vezes reclama da Vida, mais o que realmente me choca é essas pessoas que é cheio de vida, e só reclama da vida e essas pessoas que tem estas devidas dificuldades sempre levam contigo um sorriso sincero ! Isso sim é Viver !!
    beijo Adriano =)

    ResponderExcluir
  16. Fico até sem palavras depois de ler um texto tão perfeito como esse q o Dri fez... Tudo mundo deveria ler isso principalmente as pessoas ditas "perfeitas" q n dão valor a nada e principalmente os pequenos momentos da vida, nem agradecem a Deus por nada, pois só sabem reclamar de pequenos obstáculos e reclamando a única coisa q elas vão ganhar e q a dificuldade aumente e q elas se tornam cada vez menores diante da vida!

    Vc escreve mto bem meu amigo!

    ResponderExcluir