terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Filha do carnaval

Nascida em Novembro, parto sem complicações, olhos vivos , cabelos pretos, rosadinha, gordinha com peso e altura como manda o figurino. Foi quando passei a fazer parte dessa vida doida em que vivemos. Aos cinco anos, tive uma paralisia súbita, conhecida como mielite transversa. Nunca descobriram a causa exata... provavelmente um vírus atrapalhou o meu sistema imune, que se confundiu, e atacou a minha medula. Imaginem o que é ver uma menina de 5 anos, com uma vida pela frente, parar de andar de repetente. Pânico total!!!
Foram meses de internação, equipe com os melhores profissionais, fisioterapia todos os dias, psicóloga, neurologistas...Depois de 6 meses, período em que pode haver regressão ou progressão da lesão, meu quadro clínico permaneceu inalterado. Estava firmado o diagnóstico: paraplegia completa! Agora era trabalhar pra se adaptar às novas situações.
Desde então levei uma vida como a de qualquer outra criança, com algumas adaptações, é claro. Com mais 3 irmãs, tive a mesma criação que a delas. Estudos, passeios, castigos, festas, brincadeiras...Sempre levei uma vida normal, apesar das críticas das pessoas. Àquela época, no nordeste, era mais fácil deixar um deficiente em casa do que lutar para inseri-lo na sociedade. Devo isso aos meus pais, e com certeza eles também não se arrependeram. Continuo proporcionando orgulho e alegria a eles, as mesmas ou até maiores do que as que esperavam quando me viram nascer.
Sempre quis ser médica e continuei com essa ideia na cabeça. Terminado os estudos, resolvi seguir meu sonho. Passei no vestibular ao fim do terceiro ano. Até ai tudo é festa , né? Maaas, justamente por ter ficado muito tempo sentada para estudar, desenvolvi uma escara, ou úlcera de pressão. Pediram para que eu trancasse a faculdade pois não podia ficar sentada até que essa feridinha cicatrizasse. Relutante a isso, a solução foi assistir às aulas deitada. E assim foram os dois primeiros anos da faculdade. Levava o colchão e um lençol para as aulas. Alguns outros locais , como o laboratório de anatomia, já tinham macas para mim. Depois de 2 anos a escara fechou por completo, sem cirurgia ( coisa rara!!) e foi quando voltei a sentar. Agora com cuidado redobrado pra não passar por tudo isso de novo.
Foram 6 anos de faculdade, sem atraso, formei com a turma inicial. Hoje estou fazendo minhas especializações e trabalhando ( muuuuito). Algumas pessoas não acreditam quando se deparam com uma médica cadeirante. Depois percebem que é possível exercer meu trabalho de forma plena, basta ter força de vontade e se adaptar às diversas situações ( brasileiro sempre dá um jeito pra tudo!). Poderia ter feito direito, letras, engenharia, ser modelo.... mas alguns desejos não tem como mudar. E sem dúvidas, vale a pena se esforçar pra alcançá-los.

E a cadeira?? Ah, ela é vermelha, viu. Combina comigo e me deixa ainda mais bonita. O que o fato de andar mudaria na minha vida? Sou uma pessoa feliz, realizada, estudo, trabalho, viajo, namoro, brigo, fico feliz, triste... como qualquer outra pessoa. Nunca deixei de fazer o que eu queria por não poder andar.... pode ser que demore mais, que seja mais difícil, mas eu faço! E a satisfação é inexplicável. Acredito que devemos viver o presente de forma plena , ao invés de viver esperando por um futuro incerto, que pode vir ou não a acontecer enquanto a vida vai passando.
E uma das minhas marcas é o sorriso no rosto. Por quê? Porque sou feliz com tudo que tenho. Definitivamente, sou filha do Carnaval, época de alegria que já vem marcada em nosso calendário. E é essa alegria que me acompanha pela vida toda....




12 comentários:

  1. OMG Naty!!!!!!!!!!!! até quem enfim um Post teu... ebaaaa!!

    Mew, vc é tuuuuudo de bom da vida, uma pessoinha mara q adoro d+, essas historias loucas da vida onde nos pregam as vezes essas peças q foi o nosso caso, "Andante e dpois Cadeirante" mas vc foi mto mais longe do que as pessoas podiam pensar nao acha?? Hj elas vêem que o teu esforço nao foi em vão, vc tá aí hj!!! super bem no campo profissional e nao foi a cadeira "A vermelha" que te fez correr atrás desse "prejuizo" da vida.

    Amo vc dmais amiga, eu particularment já conhecia sua história ne? mas adorei o post, vc é alegria em pessoa, um dia "rodaremos" uns carnavais juntos kkkkkk

    E o post? Hummmm, esperamos pelos próximos.

    Bjos do amigo Dri

    ResponderExcluir
  2. Uhuuu... a Naty desencantou... rss

    Tal qual uma borboleta, vc saiu do casulo, c/ uma bela roupagem, cores, brilho e uma bela lição de esforço, superação e conquistas. Fez seu voo solo com levesa e destresa.
    Parabéns pelo post e super bem vinda ao hall dos escrivinhadores de varanda... rss

    Bju

    ResponderExcluir
  3. Naty Lindonaaa!
    Que gostoso ler um post seu!
    Amei conhecer e relembrar um pouquinho da sua história.. Minha admiração por vc só cresce a cada dia que passa!
    Um super beijo! adoro vc demais! :)

    ResponderExcluir
  4. Maiuci Vó do Janjão diz..

    Naty,

    A cadeira é vermelha e o avião teu meio de transporte! Que venha os onibus espaciais, pois a Terra é pequena para tanta energia!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Naty a sua história de superação é linda, Parabéns! A sua alegria é contagiante um sorriso lindo. Agora conhecemos o seu lado escritora, parabéns o texto ficou ótimo. Você sabe o quanto nós amamos você. Bjsss Adri, João Lucas e Lule.

    ResponderExcluir
  6. Meu amor, a cada dia, a cada segundo, a cada instante, voce sempre me surpreende, sempre me conquista mais e mais, sempre me faz buscar algo a mais para que eu possa merecer sempre seu amor, pois voce é incrivelmente linda, por dentro e por fora. Manuel e Maria estão de parabens, pois podem se orgulhar da filha do carnaval, o unico problema é ter pique para acompanhar ao seu lado né. Bjão repleto de amor, cumplicidade e extraordinário orgulho de te-la como minha.

    ResponderExcluir
  7. Oiii pessoal, muito bom dia... Sou uma intrusa que invadiu esse blog e que adorou ler esta matéria da Naty...
    São sem duvida sao estes exemplos de vida que nos fazem ver que tudo é possível basta querer!!!
    A felicidade é e sempre será o motor para levar nossa vida a diante...jamais deveremos perder ela!!
    Vou deixar a minha frase para todos voces lerem:
    Hoje, vivo para ser feliz e para dizer que a felicidade é sempre possível e que desistir de lutar por ela é um erro sem sentido!
    Beijinhos para todos os membros... estou adorando o blog parabéns!!!

    Patrícia Paiva (Tb cadeirante de Portugal)

    ResponderExcluir
  8. Naty, minha linda!!!!

    Vc me arrancou lágrimas de emoção e sorrisos de alegria.
    Como é bom reler a sua história, relembrar a sua lição de superação.
    Me orgulho de chamá-la de amiga....uma amizade que começou tímida e foi crescendo, com trocas de e-mails, scraps e alguns segredinhos hehehe.
    Vc tem a felicidade estampada no rosto....que essa felicidade a acompanhe todos os dias de sua caminhada.


    Beijos da amiga que te adora,
    Glorinha

    ResponderExcluir
  9. Naty,
    Meu coração disparou de tanta felicidade quando a vi pela primeira vez... aqueles olhos tão vivos,aquelas bochechinhas rosadas... nem acreditava que aquela menininha tão esperada estava ali nos meus braços, linda!
    Desde de cedo, tão precoce,já planejava um futuro que hoje vejo realizando com tanta guarra,tantos obstáculos, mas nada fez você desistir.
    Tenho muito orgulho de você, por todas as coisas que faz, pelas que já passamos juntas.Este seu sorriso é a prova maior do quanto você é feliz.Que Deus ilumine sempre a sua vida, pois Ele iluminou a minha quando me fez sua mãe.
    Te amo muito.
    Cleide

    ResponderExcluir
  10. Natyyy... Nossa, muito bom relembrar tua história, ela eh uma lição para tds akeles q vivem reclamando da vida! Se vc fosse soh linda jah enchia nossos olhos, mas vc eh educada, inteligente, amiga, responsável, engraçada... Feliz, e essas características aih enchem nosso coração de alegria e de orgulho de poder contar com uma amizade de uma pessoa fantástica! Te adoro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não é à toa que você é sempre linda e muito amada. Já conhecia sua história de superação, mas é sempre emocionante relembrar. Nem mesmo a vida tem o poder de nos apequenar sem nosso consentimento. Adoro você.

    ResponderExcluir
  12. Não existiria um titulo melhor para esse post!!!!
    Naty, vc é o simbolo do carnaval do nosso dia a dia, do sorriso no rosto, da imponencia da fantasia da rainha da bateria, da criativade do passista....
    A vc alas sempre abertas!!!!
    Com confetes nas cores do amor e umas serpentinas bem sapecar ou apimentadas, so para não cair na rotina dos demais dias sem tantas festividades!!!!!!
    Viva a rainha do carnaval, mas so para os raros!!!!!!!
    Gde bjo!!!
    Adooooooooooooorrrrrrrrooooooooooooooo

    ResponderExcluir