quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pedra de Tropeço



“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho, tinha uma pedra, no meio do caminho tinha uma pedra.”.
Este é o início de um poema muito conhecidos de Carlos Drumond de Andrade. Pedra no meio do caminho significa obstáculo, dificuldades.
Para os seres humanos, os ditos “normais”, muitas vezes há uma dificuldade enorme de transpor esses obstáculos, imagine para um portador de deficiência física como fica muito mais complicado?!
As tais “pedras” (situações), quando se tornam um elemento mineral físico (isso mesmo, pedra, cascalho) no meio do caminho, tem algumas serventias básicas tais como: tropeçar, arrancar a unha do pé (uhiiii.. isso dói!), dificultar trafegar com a cadeira de rodas, etc.
Certa vez, apareceu uma pedra dessas pedras em meu caminho, digo, em meu caminho e de meu pai. Nós trabalhávamos em uma oficina mecânica (eu, como auxiliar de escritório e meu pai, na compra e reposição de peças para os carros). Como morávamos próximo, todos os dias, vínhamos almoçar em casa e descansar um bucadinho.
Na hora que retornamos do almoço só havia uma vaga, para estacionar nossa ximbica, entre os outros carros. Por mais que ficasse pertinho do outro carro, o lado do motorista, do meu lado continuava apertadinho para abrir a porta e me posicionar na cadeira. (esse trata aqui só sai do carro carregado)
Cadeira posicionada na traseira do carro, pois o corredor era apertado de mais, meu pai abriu a porta e o espaço diminuiu mais ainda para sair (sabe quando você sabe que vai passar por um parto, pois é, esse era com fórceps para complicar). O veinho me agarrou com cuidado, me puxou para si e saiu naquele esfrega-esfrega (na porta, na coluna, no vidro...). Andando de lado, pois de frente nem em sonho, nesse momento, eis que surge ela... Quem? Quem? Quem? A Pedra!
Meu pai foi dar mais um passo para o lado e enroscou o solado do sapato em uma pedra. O desequilíbrio foi fatal. Tentou se equilibrar, se escorou, mas não havia como e a queda era iminente. Virou as costas para me proteger, não me soltou em momento algum, e se deixou cair comigo por cima dele (já imaginaram meus olhos arregalados, não é??? ).
Lá estávamos nós dois deitados no chão, eu por cima dele, prendendo seus braços e sobre o peito dele (se você imaginou uma tartaruga esperneando, acertou... rss). Meu peso não deixava ele se mover ou se levantar. Esperneou, e nada! Pedi para que me ergue-se um pouco para fazer com que eu caí-se atrás de sua cabeça. (Gente, não havia ninguém na rua para dar uma ajuda ou se acabar de rir da cena, ainda bem... rss).
Ele conseguiu se levantar, me pegou do chão e posicionou na cadeira. Fizemos um breve exame que revelou não ter acontecido absolutamente nada em nós dois. Passado o susto, fomos trabalhar um pouco trêmulos, mas fomos. Depois eram só risadas ao relembrar a cena.
Não importa quantas pedras se colocarem em seu caminho e você tropeçar. Dificuldades e tribulações sempre aparecerão no decorrer de nossas vidas, mas tome sempre a atitude de levantar-se, bater a poeira, erguer a cabeça e seguir enfrente. Transforme as pedras em caminhos para ser uma pessoa melhor, amadurecida! ABRAÇO PARA TODOS.

5 comentários:

  1. pODE RIR!??!?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ed, mesmo sendo uma cena que ninguém querem ver ou vivenciar, vale a reflexão, que quando "caimos" é preciso parar para saber onde devemos tentar erguer primeiro, para depois levantarmos completamente e so então avaliar os estragos e seguir em diante!
    Não se apegar aos "estragos" nunca, antes de ter atitude de levantar!
    VC sempre dando show!!
    Gde bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. lindo... adorei ... maninho, seu painho como sempre te protejendo. E põe pedra no caminho...rsrrs
    te adoro de coração
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ed você é incrível, adoro o seu jeito de contar as suas histórias. Fiquei imaginando a cena, confesso que no início os meus olhos se encheram d’água só de pensar no desespero, mas quando veio à imagem da tartaruga, comecei a rir... Parabéns!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lindo o post ED!!!!É isso aí garoto!!!! Cair as vezes e levantar sempre... de cabeça erguida, aprendendo com os tombos... hehe
    bjinhus pisciano!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. 2 guerreiros, vc e teu pai, parabéns por ser o que é ...um lutador. abraço Ed

    ResponderExcluir