segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Razão de Viver


Então varandeiros, como eu ia contando, estávamos todos lá no hospital, eufóricos para conhecer o novo membro da família.
No centro cirúrgico tem uma janelinha e quando o bebê vai nascer à enfermeira abre a cortina e todos assistem o parto ao vivo, é uma emoção única. E foi o que ocorreu, assim que vi o João pela primeira vez, com 50 cm e 3.450gr, olhei para a janela e vi mais de vinte pessoas chorando de alegria.
Com certeza o nascimento de um filho é o momento mais feliz da vida.
No dia seguinte a minha irmã chegou logo cedo, eu estava amamentando o João Lucas e falei: “quero olhar os pesinhos dele, ontem eu nem consegui contar os dedinhos para verificar se está tudo certinho”, quando vi o pé direito, ele estava viradinho para dentro, a minha irmã já foi logo dizendo que é normal “ele é grande e estava muito apertado na barriga”, como ela é Médica e nessas horas nós só ouvimos o que queremos, acreditei (depois fiquei sabendo que ela já sabia que havia algo errado).
Em certo momento minha irmã pediu para eu ir até o berçário com ela, sai deixando o João com a Bisa.
No corredor, encontramos um Senhor, que se apresentou como o médico de plantão, informou que o João havia nascido com um abaulamento nas costas, realizaram um ultra-som e encontraram uma grande massa, seria necessário realizar uma Ressonância Magnética para verificar o que é e decidir o que fazer.
Sabe quando você escuta uma história, mas não registra? Foi o que ocorreu, então eu concordei com ele e me virei para voltar ao quarto, após dar dois passos, eu falei “massa é = a tumor!!! E se for um Câncer?!?!!! Nesse momento eu perdi o chão.... Nada mais fazia sentido.... Eu não podia acreditar que o meu bebê, estava gravemente doente, não podia ser.....
Respirei fundo e entrei no quarto, nem ele nem a Bisa poderiam perceber o que estava acontecendo.
Pouco tempo depois, fui informada que o João teria que ficar em Jejum, para poder ser anestesiado, a Ressonância Magnética é um exame demorado e o paciente tem que ficar totalmente imóvel. Teriam que fazer um acesso venoso e para que ele fosse mais bem monitorado, pegaram o meu bebê e levaram para a UTI neonatal.
Simplesmente o mundo virou de pernas para o ar, o momento mais feliz da vida, se transformara em um pesadelo horrível, agora para eu chegar perto do meu filho, eu teria que pegar o elevador, descer dois andares, passar por um segurança que verificaria a minha identidade, pediria autorização para eu entrar, teria que seguir por um corredor enorme, fazer uma higiene rigorosa nas mãos e nos braços, ai sim entrar em um local, que é uma mistura de vários sentimentos, como medo, pavor, angustia, desespero, tensão, ansiedade e acima de tudo muito, mas muito AMOR. Sim, todos os que estão lá, amam, mas amam muito, aquelas “coisinhas” pequenininhas indefesas, corajosas, batalhadoras e vencedoras, só de elas estarem ali e vivas, já são verdadeiras heroínas e o maior dos amores são os delas pela própria vida.
Na hora que eu atravessei aquela porta pela primeira vez, a minha vida se transformou radicalmente, tudo o que antes era importante, agora já não era mais, tudo o que eu havia planejado para o futuro, agora era passado, não existia mais um futuro, existia apenas aquele dia, e se Deus quiser, mais um dia, mais um e mais um........ Fui vivendo os momentos, sem me preocupar com o futuro, não conseguia entender o que estava acontecendo, só sabia que eu havia prometido para o Lule, que ia ao hospital buscar um irmãozinho para ele e já voltava, mas agora eu não sabia de mais nada.

9 comentários:

  1. Adri... a hora que eu conseguir ler seu texto e parar de chorar, estou muito comovido de verdade, prometo escrever um depoimento muito melhor...APLAUSOS GUERREIRA

    ResponderExcluir
  2. Nossa Adriana, lindo demais! me vi no seu lugar chorei muito, vc escreve bem continue assim e conte sua história, pois pode ajudar muito as pessoas, vc tem um dom além do se Mãe do João é otima escritora passa bem o que está sentindo, adorei....
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Adriana!!!! Eu não te conheço, mais a história do João é um pouco parecida com a minha... Mais o que importa é que temos uma força imensa e nem sabemos de onde tiramos... VC e o João são vencedores!!!!!
    Continue a história, vc escreve muito bem...
    Bjinhus!!!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Só posso dizer que a história de vocês é a prova que o ser Humano é capaz de transformar adversidades em superação e fonte de Amor e, hoje quem vê o João dando aquelas gargalhadas como as que eu pode presenciar no último encontro, percebe o grande troféu que você conquistou com sua coragem, luta, abnegação e otimismo. Resumindo: clap,clap,clap.

    ResponderExcluir
  5. Bem, para quem era tão resistente para "escrinhar", esta levantando a plateia,em!?
    Querida, impossível não se emocionar com suas palavras!!!
    Realmente Deus sabe as reservas de cada um, e aquele dia... foi so o começo!
    E de todos vividos, te garanto, que os melhores ainda estão vir! E eles sempre começam hj a meia noite!
    Bjoooooooooooooooossssssssssssss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pena que nós não sabiamos naquele momento as alegrias que aquele pequenino ser nos daria todos os dias de sua vida. Só podemos agradecer a Deus nos ter enviado esse pequeno anjo para nos ensinar a ser persistentes, unidos, corajosos e a não desistir jamais. Peço a Deus todos os dias que não deixe que ele esqueça a missão que o trouxe a terra, pois ela deve ser muito bonita. O João tira todas as pedras do caminho com um eterno sorriso nos lábios. Não foi nada fácil seu primeiro ano de vida, mas ele nos recompensou muito, muito,muito mais!!!!!
    Bjs, querida continuie a nos emocionar!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Driii, lindona!! dificil eim? nossa!! ...nunca imaginei que teria sido assim com vc, com teu baby, vc é forte dmais, e o Jõao tem uma mãezona e tanto ...continua please, quero saber mais hauahuahua ...Abraço minha President hauahua

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dri! É a primeira vez que passo aqui. Apesar de te ver sempre lá no "Assim", nunca soube que você tinha um blog. Quando vi seu endereço hoje, vim te visitar na mesma hora. Só tivemos a oportunidade de estarmos juntas duas vezes, mas empatia com você e o encantamento com João Lucas foi instantâneo. Com o Noé aconteceu a mesma coisa. Ele chegou em Goiânia querendo saber mais da história de cada um e relembrando o João Lucas o tempo todo. Aliás, na passeata ele foi o centro das atenções. Além de lindo, ele é esperto, cheio de vida e coloca a gente no chinelo com aqueles olhinhos matreiros. Gostei de conhecer um pouco mais da sua história, da sua família. Vou passar sempre por aqui pra te ouvir! Sua escrita é verdadeira, envolvente. Faça isso sempre. Quem sai ganhando é a gente! Beijos pra todos. Um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  9. Não. Ninguem sabia naquele dia do nascimento do João Lucas que se iniciava uma grande "aventura". Aventura de viver hora após hora, dia após dia, durante os 5 longos anos até que os senhores médicos dissessem: Relaxem, agora tudo esta bem!. Passou no " exame da vida" . Tenho sido testemunha das dádivas recebidas. A maior, talvez, A FÉ! A Fé que amálgama os corações, a esperança , se renova e se tranforma em UNIÃO!Bendito seja os que nos tranforma para além daquilo que é visível aos olhos. Os Joâos Lucas da vida que aqui colocaram seu depoimentos mais verdadeiros, mais sensíveis, mais humanos. Abençoados sejamos todos nós....

    ResponderExcluir